Grupo Tombini Transportes

Segurança e Meio Ambiente

Sempre preocupada com os impactos ambientais provocados pelo transporte rodoviário de cargas, a Tombini destina os resíduos gerados de suas manutenções, como óleos lubrificantes, filtros e pneus à empresas de reciclagem para melhor aproveitamento.

A frota da Tombini é abastecida com Arla 32, uma solução de uréia com elevada pureza que, colocada em um tanque específico no veículo, converte os óxidos de nitrogênio (NOx) nocivos da exaustão dos veículos a diesel, em nitrogênio e água inofensivos, reduzindo consideravelmente a poluição atmosférica.

Adicionalmente, a empresa possui um opacímetro, um equipamento capaz de avaliar a emissão dos gases poluentes de seus veículos. O aparelho emite um laudo no momento da aferição e, caso não esteja dentro dos parâmetros permitidos, o veículo é imediatamente encaminhado à manutenção corretiva.

A Tombini atua fortemente na prevenção dos riscos de acidentes rodoviários. Desde 2012, possui um Comitê de Riscos, formado por colaboradores de diversos setores da empresa, responsáveis por:

  • › avaliar os riscos e causas de acidentes junto à CIPA;
  • › monitorar a condução segura por meio da telemetria;
  • › analisar mensalmente as multas de trânsito e os motivos;
  • › auditar as papeletas de controle de jornada para assegurar o cumprimento à legislação;
  • › realizar diálogos de segurança;
  • › promover campanhas internas de reconhecimento aos motoristas que atendem as normas da empresa

A empresa conta, ainda, com um Técnico da Segurança do Trabalho dedicado à tornar a cultura da segurança uma realidade vivenciada por todos os colaboradores.

Desenvolvido por Fábio Iassia